segunda-feira, outubro 01, 2007

O g é um gato enroscado e o príncipe com orelhas de burro

LETRA, PALAVRA
Vasculho no cesto das letras
até encontrar um g.
Continuo a vasculhar
até descobrir um a.
Remexo, remexo, remexo
até encontrar um t.
E lá no fundo de tudo
descubro por fim o o.
Componho então a palavra.
Mas p`ra não ficar sózinha
arranjo-lhe já companhia
formando mais três palavrinhas:
telhado, sol, sardinha.

Poema retirado de "O g é um gato enroscado" de João Pedro Mésseder com ilustrações de Gémeo Luís Editorial Caminho, 2003 ( clica aqui para acederes a um conto deste autor. Lembras-te de "O Aquário" ?
"O Príncipe com Orelhas de Burro"
A rainha Regina e o rei Reinaldo queriam desesperadamente ter um filho. Quem havia, depois deles, de reinar naquelas terras ? Por mais que consultassem médicos, bruxas e feiticeiros, não havia meio de concretizarem o seu desejo. Até que finalmente, no dia em que faziam 25 anos de casados, nasceu um principezinho. Era uma criança forte, saudável, encantadora. Vamos chamar-lhe Máximo, porque ele é realmente o máximo! - resolveu o pai, já com longas barbas brancas. A mãe, acariciando o menino com ternura de avó, sugeriu: - Que tal convidarmos umas fadas para o fadarem? (...)

(...) Entraram pela janela aberta e reuniram-se à volta do berço de ouro. - Eu te fado - disse a primeira - , para que sejas o mais belo deste planeta. - Eu te fado - anunciou a segunda -, para que sejas inteligente como ninguém. O real casal estava radiante. Que surpresa maravilhosa lhes reservaria a terceira fada? Esta franziu o nariz. - Com essas duas qualidades, vais tornar-te um convencido... Pois eu te fado para que tenhas orelhas de burro! (...)

Excerto do conto "O príncipe com Orelhas de Burro" retirado de "Contos para Rir " de Luísa Ducla Soares com ilustrações de Sandra Abafa Editora Civilização, 2004.

Sem comentários: