quinta-feira, maio 08, 2008

Uma visita à Torre do Tombo

Também estivemos na Torre do Tombo. E aprendemos muita coisa. Sobre o edifício onde está alojada, sobre alguns pormenores arquitectónicos e sobre o seu valioso arquivo. Aprendemos coisas sobre as gárgulas do escultor José Aurélio, (gárgulas) e sobre o Apocalipse do Lorvão.
Sabias por exemplo que:
O documento mais antigo que se guarda na Torre do Tombo data de 27 de Junho de 882, e é a carta de fundação de uma igreja, em Lardosa (Penafiel)?
ou que:
A Bula Manifestis Probatum é um dos tesouros da Torre do Tombo e que uma bula é um documento emitido pelo Papa, cujo nome deriva do formato em bola -em latim bulla- do selo que o autentica?
e que:
O pergaminho foi o suporte da escrita utilizado na Idade Média até meados do século XIV e que era feito da pele de animais, principalmente de carneiro, depois de curtidas e branqueadas? E que para escrever era usada uma pena de ave ou uma pena feita de cana?
E sabias que:
A Biblia dos Jerónimos foi roubada, por Junot, durante a 1ª invasão francesae levada para França? E que foi mais tarde resgatada pelo Governo Português e devolvida aos Monges Jerónimos de Belém? E que actualmente é um dos tesouros da Torre do Tombo ? E imagina, para a sua execução foram precisas mais de 1530 ovelhas!
Fonte: Guardar Memórias, Abrir Caminhos... ; Edição Direcção Geral de Arquivos!Torre do Tombo

Sem comentários: