quinta-feira, dezembro 06, 2007

Pancrácia Laranjinha Galinácia de Natal

Olá amigos, cá estou eu no meu trenó.
O meu trenó é uma verdadeira maravilha. Divertimo-nos muito. Agora vocês imaginem se o Rodinhas aqui estivesse. Eu acho que ele ia adorar.

Ontem caiu muita neve.
Imagem da Aurora Boreal

Nós tinhamos escrito neste post que "a nossa amiga ainda nos vai mandar flocos de neve e uma foto ao lado do Pai Natal. Isto tudo virá num envelope a dizer Lapónia". E não é que a nossa amiga nos escreveu mesmo e ainda nos enviou fotos bem giras, inclusive duas dela própria, no seu trenó?! - Pois, é mesmo verdade. Na sua carta, Pancrácia Laranjinha Galinácia aproveita para também nos falar de um fenómeno que ocorre por esta altura do ano na Suécia e que se chama Aurora Boreal. Pancrácia enviou-nos igualmente informação sobre autores de literatura infantil suecos, música, mas isso vai ficar para depois do Natal. Aqui fica então a sua carta:
" Olá Amigos e Amigas!
Aproxima-se o dia mais curto do ano! Aqui perto do Pólo Norte o sol permanece apenas cerca de 4 horas por dia. Alguém consegue explicar-me porque é que aqui, no norte do mundo, as noites são tão compridas no Inverno? Como eu estava a dizer, o dia mais curto do ano está quase a chegar e nestas noites tão longas tenho tido a oportunidade de assistir a um espectáculo natural muito bonito. Falo-vos das Auroras Boreais. Devem estar a perguntar como é que uma coisa tão bonita pode ter um nome tão esquisito, não é? Mas a verdade é que esta chuva de luzes nocturna tem muitos nomes. O que interessa é que, como podem ver na fotografia que vos envio, as auroras boreais são como nuvens brilhantes causadas pelo frio e pelo vento. A explicação é complicada de facto mas espero que vos dê alguma curiosidade para pesquisarem sobre este fenómeno na biblioteca ou mesmo navegando na internet. Podem começar com este site
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aurora_boreal.
Como sabem continuo à procura da casa do Pai Natal. Eu ouvi dizer que é muito difícil visitar a casa do Pai Natal já que fica no meio de uma floresta mágica e é necessário um transporte muito especial para lá chegar. Mas qual será? Poderei ir com o meu trenó?
Desejem-me sorte, amigos, e trarei mais notícias brevemente!
Pancrácia Laranjinha Galinácia

Sem comentários: