quinta-feira, novembro 15, 2007

Carta da Suécia - Pancrácia Laranjinha Galinácia

A nossa amiga e colaboradora Galinácia Pancrácia mandou-nos um e-mail com muitas noticias da sua estadia na Suécia e 3 fotos. A primeira foto dá-nos vontade de ir até lá para ver o Outono, a segunda e a terceira lembram-nos o Pai Natal.

Olá amigos e amigas! Mais uma vez vos escrevo destas terras nórdicas e tão bonitas! E desta vez envio-vos uns docinhos que são umas fotografias de Arvidsjaur, a cidade onde decidi parar na minha viagem pela Suécia.E como vim eu aqui parar, perguntam vocês? Estava eu a viajar de comboio quando cheguei a uma cidade chamada Arvidsjaur. Olho pela janela da minha confortável carruagem e imaginem vocês que dois animais simpáticos estavam a olhar para mim com uns olhos amigos. Como sabia que renas não são grandes apreciadoras de galinhas no que toca a refeições, decidi perguntar-lhes como era a sua vida aqui, ao que elas responderam que passeavam todo o dia pelas florestas porque a Suécia é um país que tem muitas, muitas árvores (pinheiros, bétulas e faias por exemplo)! Dizem que gostam muito de viver aqui. Têm uma vida calma no meio dos bosques e andam sempre a passear. Mas não pensem que andam sozinhas. No meio dos seus passeios encontram alces alces (que são animais muito grandes que vivem em sítios muito frios), raposas, castores e ursos. As minhas amigas renas disseram-me também que Arvidsjaur tinha 7000 lagos! 7000! E foi aí que decidi ficar nesta cidade por uns tempos para onhecer esta natureza tão especial. E aqui estou eu em Arvidsjaur, uma cidade que fica em Lappland e que em português se chama Lapónia. Mais tarde falar-vos-ei desta zona à qual nós associamos o nosso querido Pai Natal, mas por enquanto quero apenas descrever-vos algumas curiosidades suecas. Agora estamos quase no Inverno por isso está a nevar muito. Aqui têm algumas fotografias. Já viram como a paisagem fica diferente de uma estação para a outra? Está tambem muito frio, hoje o termómetro assinalava 15 graus. E quando digo 15 graus quero dizer negativo meus amigos! Mas não há nada que um cachecol e um gorro não resolvam. E tive muita sorte porque consegui arranjar umas luvas do meu tamanho e tudo! Gostava de vos mostrar umas palavras que tenho aprendido. Na Suécia fala-se sueco que é uma língua muito diferente da nossa, a portuguesa. Por exemplo "Olá" diz-se "Hej" (Ei) e "Eu chamo-me Pancrácia" diz-se "Jag heter Pancrácia". Como vêem há palavras muito diferentes, mas também há outras que são parecidas com a nossa língua. Por exemplo"biblioteca" em sueco diz-se "bibliotek". Mas o que eu gosto mesmo de dizer em sueco é "Godis" e sabem porquê? Porque quer dizer doces! :)E, pronto meus amigos, eu ficava a falar deste país durante muito, muito tempo.Mas acabei de fazer uma deliciosa tarte de frutos do bosque que colhi há pouco tempo e que eu tanto gosto.Mas vou continuar a escrever-vos... Para vos deixar ainda mais curiosos posso dizer-vos que da próxima vez vou falar-vos da Pippi das Meias Altas e de Auroras Boreais. Alguém sabe o que são?
Até breve amigos e amigas!
Pancrácia Laranjinha Galinácia

Sem comentários: