sexta-feira, janeiro 25, 2008

Ceramistas de Alvorninha

Os nossos amigos de Alvorninha (EB1de Alvorninha, turma A) estiveram a criar peças em cerâmica como se fossem o grande ceramista Rafael Bordalo Pinheiro. Em baixo alguns dos seus trabalhos.






terça-feira, janeiro 22, 2008

Dois Dias Mundiais Seguidos

Se olhares para o calendário vais ver que são inúmeros os dias comemorativos; Dias Disto, Dias Daquilo, Dia Internacional das Montanhas, Dia de S. Silvestre, Dia Mundial da Metereologia, Dia Mundial do Cosmonauta, etc, etc. São muitos, cada um com a sua importância no calendário e nas nossas vidas. Nos posts seguintes vamos falar-te de dois dias comemorativos que achamos importante conheceres : o Dia Mundial da Liberdade e Dia Mundial da Religião. Ficarás a perceber o conceito de liberdade, os diversos tipos de liberdade e os deveres que a liberdade te traz. Já relativamente à Religião mostramos-te a sua definição e damos-te a conhecer algumas religiões do mundo. Por contraposição a estes dois conceitos -Liberdade e Diversidade Religiosa - falamos-te do Fundamentalismo Religioso e das suas consequências.

Dia Mundial da Liberdade - 23 de Janeiro #1

O Que é a Liberdade ?
É um direito comum a todo o ser humano para realizar escolhas livremente, para determinar o seu futuro e as suas opções de vida. Mas atenção ! - liberdade não é fazer o que nos apetece, sem dar contas a ninguém. Deves perceber os limites da tua liberdade individual, de forma que não contraries a liberdade do outro. Como vivemos em sociedade torna-se impossível que cada um faça o que quer sem pensar nos outros, torna-se necessário respeitar as regras gerais que convêm a todos.
Que Liberdades ?
Liberdade Política - liberdade para formar partidos políticos; para votar em candidatos a diferentes cargos do governo nacional, regional ou local; para se candidatar a qualquer cargo político;
Liberdade de Expressão - liberdade de dizer o que se pensa publicamente, seja em conversa, seja por escrito.
Liberdade Religiosa - liberdade para praticar a religião que se deseja.

"Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade" Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos

"Todo homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição" Artigo II da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Liberdade

O poema é
A liberdade

Um poema não se
programa
Porém a disciplina
- Sílaba por sílaba -
O acompanha

Sílaba por sílaba
O poema emerge
- Como se os deuses o dessem
O fazemos


Sophia de M. B. Andresen,
Obra Poética III, Ed. Caminho


Dia Mundial da Liberdade #2

"Liberdade é uma das palavras mais bonitas em português ou em qualquer outra língua: porque representa uma condição fundamental da vida humana, porque existir é, naturalmente, ser livre; porque ter liberdade é ter a capacidade de construir o futuro, a sua vida. O direito à liberdade. Foi sempre assim, ao longo das épocas.

Mas ter liberdade não significa ter o direito de fazer tudo o que apetece a qualquer um. Ninguém tem o direito de fazer uma coisa que vai contra a liberdade de uma outra pessoa; a liberdade de cada um não pode nem deve afectar a liberdade dos outros. É este o grande limite da liberdade de cada um de nós, da liberdade de cada indivíduo.

Este livro tem por objectivo não só explicar o que é a liberdade mas também contar um pouco das imensas e longas lutas dos homens para conquistarem, defenderem ou recuperarem a liberdade, através dos tempos."
tempos.A Liberdade Explicada às Crianças | Moreau, Jean-Luc; Terramar


sexta-feira, janeiro 18, 2008

Dia Mundial da Religião - 18 de Janeiro #1

Olá amigos. A propósito do Dia Mundial da Religião, que hoje se comemora, resolvemos colocar aqui no Nariz de Palavras informação diversa sobre o tema. Sabias que grande parte da instabilidade que se vive actualmente no mundo está de alguma forma relacionada com a religião e com a intolerância que se verifica entre os seus seguidores? Palavras como Palestina ou Israel, são quase sempre sinónimos de violência, de conflitos armados e consequente sofrimento das populações que habitam alguns destes territórios. Achámos por isso que era importante aproveitar esta data para te dar alguma informação sobre estes temas, porque quando se está informado, as diferenças que nos separam dos outros não são obstáculo para o entendimento e compreensão recíproca. E também porque achamos que a diversidade de perspectivas só nos enriquece. Aqui fica pois um pequeno resumo, relativo á religião e ás principais religiões do mundo. Também alguma informação relativa ao fundamentalismo religioso, com exemplos. Para o final, deixamos-te uma sugestão de leitura que aborda esta temática e um filme com origem no mesmo livro. E aproveitem para falar com o vosso professor, com os pais e com os vossos amigos sobre este tema.

Dia Mundial da Religião #2

O QUE É A RELIGIÃO: Conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças. A palavra "religião" foi usada durante séculos no contexto cultural da Europa, marcado pela presença do cristianismo que se apropriou do termo latino religio. Noutras civilizações não existe uma palavra equivalente. A ideia de religião frequentemente contempla a existência de seres superiores que teriam influência ou poder de determinação no destino humano. Esses seres são principalmente deuses, que ficam no topo de um sistema que pode incluir, anjos, demónios, semi-deuses, etc.

ALGUMAS DAS PRINCIPAIS RELIGIÕES DO MUNDO
Budismo: Religião e filosofia baseada nos ensinamentos deixados por Siddharta Gautama, ou Sakyamuni (o sábio do clã dos Sakya), o Buda histórico, que viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. no Nepal. De lá espalhou-se através da Índia, Ásia, Ásia Central, Tibete, Sri Lanka (antigo Ceilão), Sudeste Asiático como também para países do Leste Asiático, incluindo China, Myanmar, Coreia, Vietname e Japão. Hoje o budismo encontra-se em quase todos os países do mundo e conta com cerca de 376 milhões de seguidores. Os ensinamentos básicos do budismo são: evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente. O objectivo é o fim do ciclo de sofrimento, despertando no praticante o entendimento da realidade última - o Nirvana. A moral budista é baseada nos princípios de preservação da vida e moderação. O treino mental focaliza-se na disciplina moral (sila), concentração meditativa (samadhi) e sabedoria (prajña).

CRISTIANISMO: religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento. Os cristãos acreditam que Jesus é o Messias e como tal referem-se a ele como Jesus Cristo. Com cerca de 2,1 bilhões de adeptos (segundo dados de 2001), o cristianismo é hoje a maior religião mundial. É a religião predominante na Europa, América do Norte, América do Sul, Oceania e em grande parte de África. O Cristianismo prega o amor a Deus e ao próximo como o seu fundamento espiritual. A salvação espiritual é oferecida a quem deseja aceitá-la, procurando Deus na figura de seu filho Jesus. A procura de Deus é uma experiência transformadora da natureza humana. As formas de culto do cristianismo envolvem a oração, a leitura de passagens da Bíblia, o canto de hinos, a cerimónia da eucaristia (católicos e ordodoxos) e a audição de uma sermão dito pelo sacerdote ou ministro.

ISLAMISMO: religião monoteísta (de um deus único) que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Muhammad (Maomé) e numa escritura sagrada, o Alcorão. É visto pelos seus aderentes como um modo de vida que inclui instruções que se relacionam com todos os aspectos da actividade humana, sejam eles políticos, sociais, financeiros, legais, militares ou interpessoais. Os cinco pilares do islão são cinco deveres básicos de cada muçulmano: Recitação e Aceitação do credo (Chahada ou Shahada); Orar cinco vezes ao longo do dia (Salat ou Salah); Pagar esmola(Zakat ou Zakah); Observar o jejum no Ramadão (SaumSiyam): Fazer a peregrinação a Meca se tiver condições financeiras. Os ensinamentos de Allah (a palavra árabe para Deus) estão contidos no Alcorão (Qur'an, "recitação").

HINDUÍSMO: engloba um conjunto de tradições culturais, sociais e religiosas com origem principalmente no subcontinente Indiano. É a terceira maior religião do mundo, com aproximadamente um bilhão de adeptos (censo de 2005), dos quais aproximadamente 890 milhões vivem na Índia. Outros países com grande população hindu são o Nepal, Bangladesh, África do Sul, Sri Lanka, Ilhas Maurício, Fiji, Guiana, Indonésia, Malásia, Estados Unidos e o Reino Unido. É considerado a mais velha religião ainda existente do mundo e ao contrário de outras grandes religiões do mundo, o Hinduísmo não possui apenas um único fundador. Abrange várias crenças, práticas, filosofias e denominações, algumas religiosas e outras não. Os Hindus acreditam num espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por deidades individuais como Vishnu, Shiva e Shakti. O Hinduísmo é centrado sobre uma variedade de práticas que são meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes e realizar a verdadeira natureza de seu Ser.

JUDAÍSMO: nome dado à religião do povo judeu, sendo a mais antiga das três principais religiões monoteístas (as outras duas são o cristianismo e o islamismo). Dentro da visão judaica do mundo, Deus é um Criador ativo no universo e que influencia a sociedade humana, na qual o judeu é aquele que pertence a uma linhagem com um pacto eterno com Deus.
Fonte: Wikipédia

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Dia Mundial da Religião #3

O FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO
O fundamentalismo religioso está presente em todas as religiões, durante todas as épocas da história da humanidade. Os Fundamentalistas são os mais conservadores e obstinados seguidores de uma religião. O Fundamentalista acredita em seus dogmas como verdade absoluta, indiscutível. Por este motivo, o fundamentalismo religioso revela-se como uma fonte de intolerância, na qual o outro é analisado como uma ameaça, um símbolo do mal. O fundamentalismo religioso não se identifica apenas com uma religião, encontrando-se entre os diversos seguidores, sejam eles crentes do Islamismo, do Judaísmo ou do Cristianismo.
Alguns exemplos:
CRUZADAS - Movimentos militares, de carácter parcialmente cristão, que partiram da Europa Ocidental e cujo objectivo era colocar a Terra Santa (nome pelo qual os cristãos denominavam a Palestina) e a cidade de Jerusalém sob a soberania dos cristãos. Estes movimentos estenderam-se entre os séculos XI e XIII, época em que a Palestina estava sob controle dos turcos muçulmanos. Os ricos e poderosos cavaleiros da Ordem de São João de Jerusalém (Hospitalários) e dos Cavaleiros Templários foram criados pelas Cruzadas.

INQUISIÇÃO - A Inquisição foi um tribunal eclesiástico destinado a defender a fé católica: vigiava, perseguia e condenava todos aqueles que fossem suspeitos de praticar outras religiões que não a católica. Exercia também uma severa vigilância sobre o comportamento moral dos fiéis, censurava a produção cultural e resistia fortemente a todas as inovações científicas. A Igreja receava que as ideias inovadoras conduzissem os crentes à dúvida religiosa e à contestação da autoridade do Papa.

JIHAD - Guerra religiosa travada contra os inimigos do Islão. Associada ao terrorismo islâmico defende uma revolução islâmica armada e a expulsão de milícias e empresas ocidentais de todos os países muçulmanos. Actos terroristas clássicos incluem os ataques de 11 de Setembro de 2001 quando foram destruídas as torres gêmeas em Nova Iorque.

A Al Qaida é mais conhecido grupo terrorista, responsável por um grande número de ataques violentos contra civis, alvos militares e instituições comerciais pelo mundo.Para além dos ataques de 11 de Setembro de 2001 ao World Trade Center em Nova Iorque e ao Pentágono em Washington, crê-se que a Al Qaida esteve envolvida nos seguintes ataques: embaixada americana em Nairobi, Quénia, em 7 de agosto de 1998; embaixada americana em Dar es Salaam, Tanzânia, também em 7 de agosto de 1998; bombardeiro USS Cole, atracado no Iêmen, em 12 de outubro de 2000; ataques no Metro de Londres, em 7 de julho de 2005.

Talibãns - movimento islamita nacionalista da etnia afegã pashtu, que governou o Afeganistão entre 1996 e 2001. Taliban significa "aqueles que estudam o livro" ou seja, o Alcorão. Actividades proibidas no Afeganistão durante o regime do taliban: leitura de alguns livros; usar câmera de video sem licença; cinema, televisão, uso de cassetes de video (considerados decadentes e promotores de ideias não-muçulmanas); uso de Internet; música; uso obrigatório de roupa que cobrisse todo o corpo para as mulheres; aparição de mulheres em fotografias ou na televisão; fotografar mulheres; previsão do tempo; Artes (pinturas, estátuas e esculturas de outras religiões). Os talibans aboliram todas as formas de televisão, imagens, artes e desporto. Usar sapatos brancos - a cor afegã - era proibido, e os homens eram obrigados a usar barbas longas.O regime taliban impedia as mulheres de trabalhar e tinha regras rígidas sobre a educação feminina. Em alguns casos, as mulheres eram impedidas de terem acesso a hospitais públicos para que não fossem tratadas por médicos ou enfermeiros homens. As mulheres não podiam sair de casa sem acompanhantes homens, e saiam somente pela porta de trás do autocarro. As mulheres que eram viúvas ou que não possuiam filhos eram consideradas não-pessoas pelo Estado e muitas vezes enfrentavam a fome.Em março de 2001 o regime taliban taliban ordenou a destruição de duas gigantescas estátuas de Buda em Bamiyan, uma de 38 metros de altura e 1800 anos de idade, e outra com 52 metros de altura e 1500 anos de idade. O acto foi condenado pela UNESCO.

PERSÉPOLIS - sugestões de leitura


"O primeiro tomo de Persépolis é um relato sensível e doce, mas ao mesmo tempo devastador, sobre a história recente do Irão através dos olhos de uma menina de dez anos que relata, como poucas vezes se tem visto, alguns acontecimentos que considera como grandes injustiças do fundamentalismo islâmico".
O livro foi premiado no Festival Internacional de Angoulême (França) e recebeu também o Prix du Lion (Bélgica).
Persépolis Marjane Satrapi Edições Polvo, 2003

PERSÉPOLIS - O Filme

Imagina - actividade

Actividade de sensibilização para o papel da Biblioteca Escolar enquanto local de descoberta e aprendizagem. Publico-Alvo : JI`s e EB1`s. A decorrer paralelamente com "As Histórias do Sr.Blog".


IMAGINA ...


Um sitio onde as princesas ainda são lindas e elegantes,


Um sitio onde as princesas ainda são elegantes e onde os príncipes ainda são mesmo valentes,
Um sitio seguro onde podes observar os leões,
E os elefantes…
Um sitio onde podes saber tudo sobre naves espaciais
Tudo sobre astronautas
e planetas.
Um sitio onde podes encontrar o Ruca,
onde podes ver a barriga do tubarão sem precisares de ser comido,
e conhecer o resto da família do teu periquito.
saber se quando o pai e a mão dão beijinhos a mãe fica grávida,
onde podes escolher a tua própria máscara de Carnaval
e ter uma ideia para um presente para a mãe.
Um sitio onde podes conhecer fadas,
e Zé Pimpão, o acelera
aprender receitas para fazer uma estrela,
e descobrir o que é que os cães têm que só no Algarve é que há.

Descobrir porque é que a princesa está tão zangada,
e porque é que o soldadinho de chumbo só tem uma perna.


Descobrir a palavra mais comprida do mundo
lopadotemamachoselachogaleokranioleipsparaomelitokatakechymenokichlepicossypkephalliokigklopeleiolagoiosiraiobaphe...




e a palavra mais doce,
mãe



e descobrir se um cão pode ser uma ponte,
e o que há por baixo da tua cama.


Esse sitio chama-se…
Biblioteca


E pode ser assim,
assim,
Photobucket
ou assim.

O importante é que tenha livros.

E se tiver DVD`s com filmes ,

CD`s com musica,
e jogos, tanto melhor.

Pede à tua professora ou à tua mãe que te leve à biblioteca. Não pagas nada, aprendes muita coisa e ainda te divertes. De que estás à espera para ir até esse lugar maravilhoso ?!




segunda-feira, janeiro 14, 2008

As Histórias do Sr. Blog - Calendarização

8 de Janeiro, 14.00 -EB1 St. Catarina (turmas A e C) *
11 de Janeiro 10.00 - EB1 de St. Catarina ( turmas B e D) *
15 de Janeiro, 10.00 - JI`s de St. Catarina *
16 de Janeiro, 10.00 - JI Carvalhal Benfeito - nova data 11 de Março, 14:00
16 de Janeiro, 14.00 - EB1 de Carvalhal Benfeito *
29 de Janeiro, 10.00 - EB1`s de Casal das Marinhas (turmas A e B) *
14 de Fevereiro, 10.00 - EB1 de Relvas (turmas A e B) *
14 de Fevereiro, 14.00 - EB1 da Mata *
19 de Fevereiro, 10.00 - EB1 de Casal das Freiras - nova data 12 de Março, 10:00
19 de Fevereiro, 14.00 - EB1 de Cumeira - nova data 12 de Março, 14:00
27 de Fevereiro, 10.00 - EB1 de Mestras *
27 de Fevereiro, 14.00 - EB1 de Peso *
6 de Março, 10.00 - JI de Antas
6 de Março, 14.00 - EB1 de Antas
Com *: Actividade já realizada

As Histórias do Sr. Blog - 2º período

OBRAS SELECCIONADAS
Jardim de Infância
Eu Quero o Meu Bacio; Ross, Tony
Quando a Mãe Grita ; Bauer, Juta
O Papão ; Albo, Pablo e Quarello, Maurizio A. C. * extra PNL

EB1 1º ano
Pablo, o Pintor ; Kitamura, Satoshi
Era Uma Vez Um Dia Normal de Escola; McNaughton, Colin e outro
EB1 2º ano
O Gato do Chapéu; Seuss, Dr.
A Princesa Baixinha; Masini, Beatrice e outro
EB1 3º Ano
Os Dois Corvos; Huxley, Aldous e outro
O Aquário; Mésseder, J. P. e outro
Luisinho e as Andorinhas : esse menino que se chamou Beethoven; Papiano, Carlos e outro
EB1 4º ano
Contos e Lendas de Macau; Vieira, Alice e Corbel, Alain
Fiz das Pernas Coração; Gomes, J.A. e Wojciechowska, Danuta

Quando a Mãe Grita


A mãe gritou e o filho desmontou-se! As partes do corpo espalharam-se; foram ter ao mar, à montanha, ao deserto e à floresta | Leonardo JI Stª Catarina


O Papão


O Papão | João P. Severino JI Stª Catarina

O Papão comeu as três meninas | João Luis JI Stª Catarina

A avó chamou as netinhas para irem buscar os ovos, a farinha e o leite, para fazer um bolo para o lanche. Ela fazia anos. O Papãp comeu as netinhas e a formiga salvou-as! Joana JI Stª Catarina

As netinhas forma buscar o pão com mele o papão comeu-as. O Papão comeu o pão com mel! Guilherme
| JI Stª Catarina

O
Papão caiu para trás e bateu com a cabeça na parede porque a formiga lhe fez cócegas no ouvido. O Papão tinha um chapéu na cabeça com olhos e nariz. João P. Severino | JI Stª Catarina

O
Papão engoliu as netas da avózinha e engoliu também o homem do gaz. A formiga fez cócegas ao Papão e ele estava a coçar-se e bateu com a cabeça na parede. Desmaiou, a avó bariu-lhe a barriga e saíram as meninas e o homem do gás. João P. Francisco | JI Stª Catarina


O
Papão engoliu as três meninas. A formiga fez cócegas no Papão. A avó abriu a barriga do Papão e saíram as três meninas. Madalena | JI Stª Catarina

O
Papão caiu para trás e bateu com a cabeça na parede porque a formiga lhe fez cócegas no ouvido. As trÊs meninas fugiram do Papão quando saíram da barriga dele. O homem do gás e os soldados também fugiram porque tinham medo do Papão. Ana Rita | JI Stª Catarina

O
Papão comeu as três netinhas e a avó ficou triste. O Papão tem uma boca grande para comer as netinhas. André | JI Stª Catarina

O
Papão comeu as três meninas e o homem do gás. Eles ficaram dentro da barriga do Papão. A formiga ajudou a avózinha a tirar as trÊs netinhas e o hoem do gás da barriga do Papão. Fez-lhe cócegas na barriga e nas orelhas. João Luís | JI Stª Catarina

O
Papão entrou na adega pela porta e comeu o pão com mel. A avó tinha medo do Papão e a formiga veio ajudá-la porque o Papão lhe comeu as netinhas. Diogo | JI Stª Catarina



A Princesa Baixinha

Escrever comentários á história em COMMENTS

Os Dois Corvos

Escrever comentários á história em COMMENTS

O Aquário


Contos e Lendas de Macau

Escrever comentários á história em Comments

terça-feira, janeiro 08, 2008

Ano Novo com Alice Babs & Titti

Pois é meus amigos, já estamos em 2008. Para começar bem o ano nada melhor que fazê-lo com música, ainda mais quando nos foi oferecida pela nossa amiga Pancrácia Laranjinha Galinácia. Põe o volume das tuas colunas no máximo e convida os teus amigos para a dança das renas. Ganha quem mais se divertir.